Adaptar-se, sem Anular-se

por Thais Delboni 

As adaptações fazem parte do nosso processo de evolução e são elas que nos permitem sobreviver nos mais distintos ambientes. Sejam elas anatômicas, fisiológicas ou comportamentais, ocorrem sempre para que sejamos capazes de nos ajustar a alguma coisa, a alguém ou nos ambientarmos a novas condições de vida. 

Momentos de crise exigem adaptação, mudanças de vida exigem adaptação. O importante é que sejamos capazes de nos acomodar as novas circunstâncias, sem nos sentirmos diminuídos ou menosprezarmos nossos sentimentos e crenças. Adaptar significa também evoluir, ou seja, se conhecer melhor, se comprender mais, se respeitar mais.

É fundamental conciliar desejos e ambições com a realidade, sem nos sentirmos vítimas do mundo e da vida. Devemos aprender a apropriar, adequar nossas expectativas, criar novos sonhos que sejam mais viáveis, valorizar e celebrar as nossas próprias conquistas.

A vivência prazenteira depende da nossa capacidade em ajustar o nosso foco às coisas que nos dão alegria e bem-estar. Harmonia é um estado de espírito que independe do que acontece a nossa volta, mas sim de como cada um de nós decide ver e experimentar o que ocorre ao seu redor.

Lembre-se, o universo retribui os sorrisos que recebe. Experimente!

Comentários